terça-feira, 29 de maio de 2012

A Função Social da Imprensa


É comum assistirmos na TV, lermos no jornal ou ouvirmos no rádio uma notícia sensacionalista que atrai leitores das diversas mídias como consumidores de um produto comercial. É a banalização da informação que “emburrece”.

Apelo sexual, violência, reality show etc. Esse mercado de besteirol só serve para gerar lucro para a emissora que atrai o patrocínio de marcas para o “grande” veículo de comunicação, e somos nós que pagamos essa conta com a alienação de público espectador de lixo.

Outro problema é a distorção da verdade em favor do lucro imediato. Também tem a imprensa golpista e raivosa que faz oposição contumaz contra governos e partidos que não estão alinhados ideologicamente com a posição política da emissora ou do jornal. Pior ainda é editar notícias para proteger governos que usurpam o povo, que fazem conchavos, desviam recursos e o pior, que compram a mídia para formar opinião ou o senso comum.

Uma imprensa séria e que se preze deve mostrar as notícias por todos os lados, dar espaços iguais para os contrapontos, aguçar os antagonismos de forma isenta para que o público faça as suas escolhas.

Temas polêmicos suscitam debates, instigam interesses. Política, saúde, segurança pública, meio ambiente, educação, entre outros, são temas de relevância social, embora de interesses distintos, e que a grande mídia muitas vezes manipula a informação. Por isso é importante ler a notícia em diversos veículos de comunicação e comparar para tentar entender os interesses implícitos na informação.

Nós, do Cultura Jovem, estamos aprendendo a fazer imprensa, mas com dignidade e a seriedade de transmitir a informação com imparcialidade para que cada um faça a suas escolhas.

Nossa segunda edição está pautada na disputa leal, e a gincana dos cinquenta e nove anos do Elisa está sendo um sucesso pelas gentilezas e as cordialidades demonstradas de parte a parte, pelos alunos envolvidos nas equipes.

Uma escola assim eu quero pra mim!

Fernando Falcão Pereira Filho - Professor de História

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