quinta-feira, 19 de abril de 2012

A sexualidade na infância

 Quando nos somos pequenos, começamos a descobrir as partes do nosso corpo, começamos a nos perguntar como nascemos, como fomos feitos, se nossa mãe está grávida perguntamos  como nosso irmãozinho foi parar lá.
Às vezes, nos deparamos com crianças brincando com seus órgãos sexuais, elas levam na brincadeira, já, certos adultos  maliciam essas cenas, muitas vezes as crianças têm curiosidades banais, facilmente explicáveis,  não fosse a malícia dos adultos.

Não há uma hora específica para começar a tocar no tema sexualidade, varia de família para família; algumas possuem mais “abertura” para falar do tema; já outras  não sabem como fazer, ou não gostam do assunto, o que é um empecilho, para as perguntas das crianças.

Se você ver uma criança brincando com seu órgão, ao invés de dar uma bronca, não seria melhor explicar, se for na frente de outras pessoas, é melhor explicar que isso é um ato íntimo, essa também é uma boa hora pra explicar sobre carícias de adultos em crianças, e os perigos disso.

Livros e revistas são úteis nesse processo, não conte toda a verdade para a crianças, mas tudo o que você contar tem que ser verdade.

Mateus Pina - turma 31 G